Veja as 05 principais dicas de marketing digital para empresas de turismo e como elas podem ajudar a sua agência de viagens a atrair novos seguidores e conquistar mais clientes.
Após uma das maiores crises da história do turismo, é importante estar atualizado e entender as mudanças que ocorreram no mercado.
Vamos começar falando sobre a importância de você conhecer sua persona e a jornada do consumidor que já estava mudando antes da crise, mas muitas agências ainda evitavam se atualizar e hoje não tem mais como evitar.
A competição no Digital está cada dia maior e se sua agência não utilizar as estratégias corretas, ela perderá muitos clientes para seus concorrentes. Então confira essas dicas que você pode aplicar para atrair cada vez mais clientes.
1- Entenda sua Persona.
Infelizmente é impossível vender para todo mundo e por mais que você queira, não adianta, você não vai conseguir.
Então é extremamente importante ter esse conhecimento para sua estratégia de marketing ter bons resultados.
Mas afinal, o que é uma persona e por que isso é tão importante?
Uma persona é um personagem que representa seu cliente ideal, então você vai construir esse personagem “fictício” como se fosse uma pessoa real, escrevendo qual é o gênero, nome, idade, medos, costumes e sonhos.
A ideia é você usar todas essas informações para se comunicar com sua Persona, então todo tipo de conteúdo que sua agência produzir será direcionado diretamente para atrair pessoas iguais a Persona que você criou.
Qual é a importância disso?
Vou usar um exemplo bem fácil para você entender:
Se a sua Persona é uma mulher de 23 anos, solteira, que deseja fazer uma viagem para beber, se divertir e conhecer novas pessoas, a comunicação que você vai usar e os conteúdos que irá produzir é completamente diferente do que se sua persona fosse uma mulher de 45 anos, casada, que deseja viajar com a família para fugir um pouco da rotina e do trabalho.
Entendeu a importância?
Caso você queira vender para a mulher de 45 anos, você pode produzir conteúdos falando sobre o benefício de viajar em família, ou simplesmente sobre viajar para esquecer os problemas do trabalho.
Percebe que essa mesma comunicação não funcionaria para a mulher de 23 anos? Porque as dores e sonhos dessas personas são diferentes.
JORNADA DO CONSUMIDOR
A jornada do consumidor é basicamente um conjunto de etapas que o cliente passa, do momento que ele entende que tem um problema até o momento final onde ele resolve este problema.
Um exemplo para área do turismo, o início pode ser quando cliente identifica um desejo ou sonho de viajar para algum destino específico com a família até o momento que ele chega em casa após a viagem.
É importante ter um conhecimento profundo da jornada do seu cliente, pois temos que pensar em cada detalhe do início ao fim.
Então, se você ainda não criou sua persona e não conhece a jornada de compra dela, saiba que sua estratégia de marketing não irá funcionar.
Mas se você já criou e tem todas as informações necessárias, chegou a hora de avançar na sua estratégia de marketing.
2 – Aproveite as redes sociais.
Ter uma página no Facebook e Instagram, é o mínimo que uma agência de viagens pode fazer hoje.
Mas não se limite, aproveite tudo que essas redes sociais oferecem, pois através delas você tem a oportunidade de se comunicar diretamente com seu consumidor e divulgar sua agência.
Foque em mostrar a experiência que seu cliente tem ao viajar com sua agência, informe tudo sobre os roteiros, mostre depoimentos de outros clientes que já viajaram com sua agência, dê dicas e abuse bastante de conteúdos de entretenimento, pois isso vai manter seus seguidores sempre engajados com sua agência.
Não utilize seu Instagram como um catálogo de vendas, pois ser um catálogo é o papel do seu site e para sua estratégia de marketing ter sucesso cada ferramenta precisa desempenhar o papel correto.
E claro, importante sempre utilizar imagens e vídeos de ótima qualidade, pense na sua página como se ela fosse a vitrine da sua agência e uma agência de sucesso não pode ter uma vitrine feia né?
3 – Invista em um bom site
Se sua agência de viagens não tem um bom site, ela já está ficando para trás.
Portanto é fundamental a criação de um site que proporcione uma ótima experiência ao seu potencial cliente, com um bom design para ser visualmente agradável, navegação fácil e intuitiva.
O ponto mais importante para um site hoje é a responsividade, que é prezar por uma experiência de qualidade para o usuário que está acessando o site através de um smartphone.
4 – Trabalhe com E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ótima forma de estabelecer um relacionamento direto com seu cliente e também com seus potenciais clientes.
Dica valiosa: Não compre uma lista de e-mail, crie sua própria lista.
Existem muitas formas de capturar e-mail dos seus potenciais clientes, vou citar 2 exemplos mas você pode procurar mais a fundo se quiser.
1- oferecer ofertas especial para quem assinar sua newsletter
2- Pedir para o cliente deixar o e-mail para receber todas as novidades
Depois de construir sua lista de e-mail, chega o momento de enviá-los.
E para empresas de turismo existem dois formatos estratégicos de e-mail a serem usados
NEWSLETTER
A Newsletter tem o objetivo de fortalecer seu relacionamento com o cliente, e muitas vezes também de levar seu cliente ao seu site ou blog.
Então é importante que você explore bem esse formato, pois existem muitas possibilidades dentro dele. Você pode criar temas, como por exemplo “Dicas do mês” ou “melhores destinos para viajar no verão”.
OFERTAS
Todos nós gostamos de receber ofertas com descontos especiais, né?
Ofertas são ótimos gatilhos para despertar o interesse de compra da sua audiência, usada da forma correta ela pode alavancar as vendas dos seus pacotes!
Bom, os dois formatos são ótimos e devem ser usados estrategicamente. O importante é sempre mensurar os resultados de cada campanha de e-mail para saber quais são os formatos e temas que sua audiência mais gosta.
5 – CAMPANHAS DE MARKETING:
Com certeza essa é a dica mais valiosa de todas que citamos neste texto, mas é importante informar que não adianta trabalhar somente ela, porque caso faça isso a chance de não ter resultados bons é alta.
Tenha um orçamento para investir mensalmente no marketing da sua agência de viagens, caso não tenha tanta verba disponível comece com pouco, mas comece o quanto antes.
Você deve criar campanhas de marketing no Facebook, Instagram e Google, através dessas campanhas sua agência e seus pacotes irão aparecer para mais pessoas e a chance de vender mais aumenta muito.
Dentro das plataformas do Facebook Ads e Google Ads, você consegue segmentar seus anúncios para pessoas parecida com sua persona, além de ser a forma mais econômica e efetiva de divulgar sua agência de viagens.